História

Agência

F/Nazca Saatchi & Saatchi

A F/Nazca nasceu em 1994 e pertence à rede internacional de agências Saatchi & Saatchi.

A rede Saatchi & Saatchi integra, com outras redes, o Publicis Groupe, holding que possui  77 mil funcionários espalhados por 108 países.

Em 2000 a agência recebeu seu primeiro título internacional, o de Agência do Ano para as Américas, concedido pela publicação norte-americana Advertising Age. No ano anterior (1999), recebeu o principal prêmio da propaganda brasileira, o Prêmio Caboré de Agência do Ano. Em 2001, foi eleita Agência do Ano no Festival de Cannes por ter sido a agência mais premiada do mundo, com nove Leões (quatro em filme, dois em mídia impressa e três em internet). Em 2010, voltou a fazer história, conquistando o primeiro Leão brasileiro em Titanium & Integrated no Cannes Lions e, em 2015, conquistou o primeiro GP brasileiro de filme em 62 anos de história do festival.

A agência é responsável por cases de sucesso e slogans como “Desce redondo” para a Skol, “Nem parece banco” para o Unibanco e “O melhor plano de saúde é viver. O segundo melhor é Unimed” para Unimed. Personagens como as formiguinhas da Philco e a tartaruga da Brahma também foram criações da F/Nazca. Em 2010, pela quinta vez, esteve entre as três indicadas na categoria Melhor Agência de Propaganda do Prêmio Caboré. No mesmo ano, o case Xixi no Banho, da Fundação SOS Mata Atlântica, ganhou 3 Leões de Prata no Festival de Cannes. Em 2012 a F/Nazca Saatchi & Saatchi foi apontada pelo Gunn Report como a 20ª agência de publicidade mais premiada do mundo, considerando todos os prêmios ganhos por agências desde 1999. Em 14 anos de existência da publicação, a F/Nazca esteve 11 vezes presente entre as primeiras 50 agências mais premiadas.

Fabio Fernandes

É presidente e diretor-executivo de Criação da F/Nazca Saatchi & Saatchi. Foi redator da MPM Propaganda e, aos 23 anos, diretor de criação da Artplan. Em 1989, aos 28 anos, chegou à vice-presidência de Criação da Young & Rubicam e, em 1994, assumiu a presidência de sua própria agência, a F/Nazca, em sociedade com Ivan Marques e Loy Barjas. Já ganhou todos os prêmios nacionais e internacionais de propaganda, incluindo mais de 75 Leões no Festival de Cannes. Recebeu três vezes o Prêmio Caboré e por duas vezes foi o Publicitário do Ano. Em 1999 foi eleito pela Gazeta Mercantil um dos três criativos mais cobiçados do mercado. Em 2000, o Valor Econômico o elegeu melhor executivo de propaganda e marketing do ano. Em ranking publicado pela americana Ad Age Global, em 2002, está entre os 100 melhores executivos de criação e marketing do mundo. Em 2015, a F/Nazca conquistou o primeiro Grand Prix brasileiro em Film em Cannes e foi a agência mais premiada no CCSP (Clube de Criação de São Paulo) pelo quinto ano consecutivo, bem como a Agência do Ano x Brasil no Clio Awards. É membro da Berlin-School of Creative Leadership, que reúne importantes nomes da propaganda, da mídia, do marketing e da indústria de entretenimento do mundo todo.

Ivan Marques

Fundador da F/Nazca ao lado de Fabio Fernandes e Loy Barjas, Ivan Marques é sócio-diretor da agência desde 1994. Atua há 30 anos nas áreas de Mídia, Comunicação Integrada de Marketing, Novos Negócios e Gestão Empresarial. Formado pela ESPM e com especialização em Marketing pela Pace University of NYC, foi professor universitário na FIAM, na FAAP e na ESPM e presidente do Grupo de Mídia de São Paulo na gestão 1990/1992. Trabalhou na Novagência, MPM e MPM Lintas. Duas vezes indicado ao Caboré na categoria Profissional de Mídia, conquistou o prêmio em 1991. Em 2003 foi novamente indicado ao Caboré, dessa vez na categoria Profissional de Atendimento e Planejamento. Em 2009 foi escolhido Executivo de Agência do Ano pela ABP – Associação Brasileira de Propaganda – no Prêmio Destaques Profissionais de Comunicação. Ivan Marques é presidente do capítulo São Paulo da ABAP – Associação Brasileira de Agências de Propaganda – para o biênio 2010/2012.